Pular para o conteúdo principal

SALVADOR, EM 1959

Prosseguindo a comemoração dos 465 anos de Salvador, mostramos uma foto da capital baiana em 1959, quando a Praça da Sé tinha um terminal de ônibus e os veículos em geral tinham acesso até o Terreiro de Jesus. Hoje a Praça da Sé está modernizada (no mesmo estilo da Praça XV do Rio de Janeiro da fase "mergulhão") e os ônibus foram jogados para retornar pela rua próxima à igreja do Senhor dos Passos, na altura da Praça Municipal e do acesso para a Barroquinha.

É uma das raras fotos com ônibus soteropolitanos em épocas bem antigas, porque Salvador tem sua peculiaridade, para o bem e para o mal. A busologia é recente, dos anos 90 para cá, e a maior parte do acervo busólogo com empresas de ônibus identificadas vai dos anos 80 em diante (os cariocas, em compensação, já pescam informações e fotos mais antigas).

Em tempos que o transporte coletivo da capital baiana está uma bosta - ônibus de visual branco, bancos duros, distribuição confusa de empresas em linhas de ônibus por área e a solução 171 para a carência dos transportes que são as "frotas reguladoras", vale recordar os tempos em que Salvador tinha um sistema de ônibus mais decente.

Em tempo: na Praça da Sé, sabe-se pelo menos que a Viação Ipitanga - empresa que cheguei a ver pessoalmente até a primeira metade dos anos 90 - serviu a linha "Graça - Praça da Sé", atualmente conhecida pelo código 0605. Mas, quando eu vivi em Salvador (1990-2008), a 0605 já estava nas mãos de outra empresa, a Vibemsa (que, na partilha, deu a 0605 para a atual operadora, Rio Vermelho), e a Ipitanga terminou seus dias servindo linhas de Brotas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

VINSA

Esta foto de Mário Custódio, tirada provavelmente em 1990, mostra um ônibus Nielson Diplomata 1982 curto e com motor dianteiro da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no Paraná, estacionado na antiga rodoviária de Ponta Grossa, no mesmo Estado. A rodoviária foi substituída pelo atual terminal que se construiu no lugar da antiga estação.

BARRETO

Vamos relembrar um ônibus modelo Ciferal Fênix 1983 que a Expresso Barreto, de Niterói, teve em sua frota. Eram dois exemplares com motor traseiro e um com motor dianteiro. Aqui vemos um dos dois carros com motor traseiro, NIT.07-101 (o outro era NIT.07-103).

BARREIRO DE CIMA

Esta foto, do acervo de Luiz Sérgio, mostra um ônibus da extinta Empresa Barreiro de Cima, de Belo Horizonte, um belo modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975. A foto foi recolorizada e levemente restaurada na medida do possível.