Pular para o conteúdo principal

DESEMBARQUE DE ÔNIBUS ITALIANOS PARA A CTC

Essa foto, que data do segundo semestre de 1961, mostra o desembarque, na Zona Portuária carioca, dos duzentos trolebuses importados da FIAT, modelo Pistoiese. Este modelo foi lançado no mercado em 1960, mas os modelos solicitados pelo governador da Guanabara, Carlos Lacerda, para a Companhia de Transportes Coletivos já faziam parte da remessa fabricada em 1961.

Durante o desembarque, houve um problema no guindaste e um dos duzentos ônibus caiu na Baía da Guanabara. Chegaram a resgatar o veículo, mas ele já havia perdido a utilidade. Um trolebus encomendado a uma fabricante brasileira o substituiu. A frota entrou em circulação em 1962, para substituir os ineficientes e perigosos bondes da Light, e circularam até 1967. Alguns trolebuses foram reformados para ônibus comuns, com motor traseiro, que circularam entre 1968 e 1972, mas eram pouco funcionais.

A foto é do acervo do pesquisador Marcelo Almirante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NITERÓI, ANTIGA PRAIA DO BARRETO, 1971

A foto que vemos foi extraída da comunidade Niterói Antigo do Facebook e mostra a Av. do Contorno (atual Av. Gov. Mário Covas), na antiga capital fluminense, no ano de 1971.

Nela se observa a antiga Praia do Barreto, que o aterro que ampliou a avenida - incluída no ramal Niterói-Manilha, fez extinguir. Mas eu, vindo de Florianópolis, já vi pessoalmente essa praia, poucos anos depois.

AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.