TV EXCELSIOR- PRÉDIO DO ANTIGO CINE ASTORIA, IPANEMA, RIO DE JANEIRO (GB), 1965

Mostramos aqui o prédio onde funcionava o auditório da afiliada carioca TV Excelsior, já fechado em foto de 1965. Perto dali, no Jardim Botânico, uma emissora, a TV Globo foi inaugurada naquela mesma época sob o respaldo da ditadura, a mesma que massacrou, até economicamente, a TV Excelsior, que se destacava pelo admirável profissionalismo e pela excelente administração.

Segue o texto escrito por Beto Tumminelli, do Carioca da Gema, do qual foi extraída esta foto de Gustavo Binder:

"Temos aqui o antigo prédio do Cinema Astoria, que encerrou suas atividades após 21 anos, em 1963. O local então foi utilizado como auditório da TV Excelsior (cuja matriz ficava em SP), de propriedade de Mario Wallace Simonsen.

A Excelsior foi a primeira emissora de TV a usar o videotape (numa época onde tudo era ao vivo), para distribuir programas que eram exibidos na mesma hora pelas várias TV afiliadas. Foi também a primeira a exibir um programa a cores, o Moacyr Franco Show. No entanto essas transmissão não é considerada a oficial.

O fim da Excelsior veio pela pressão do governo militar que a obrigou a tirar do ar vários programas que geravam receita para a emissora. Com isso as dívidas foram se acumulando e a Excelsior saiu do ar, por determinação dos militares, em 1970.

Alem desse prédio a Excelsior tinha os estúdios na Av Venezuela, 43, nas antigas instalações da TV Tupi, que havia se mudado para a o antigo prédio do cassino da Urca.

Após o fechamento da Excelsior, o predio abrigou o cinema Super Bruni 70. que funcionou de 1971 a 1976. O endereço era Rua Visconde de Pirajá 595. O prédio foi demolido.

Repare que na fachada ainda existe as marcas do nome Astoria."

Com esta postagem, encerramos a produção deste ano. Boas Festas e Feliz 2015!!


Comentários