Pular para o conteúdo principal

TV EXCELSIOR- PRÉDIO DO ANTIGO CINE ASTORIA, IPANEMA, RIO DE JANEIRO (GB), 1965

Mostramos aqui o prédio onde funcionava o auditório da afiliada carioca TV Excelsior, já fechado em foto de 1965. Perto dali, no Jardim Botânico, uma emissora, a TV Globo foi inaugurada naquela mesma época sob o respaldo da ditadura, a mesma que massacrou, até economicamente, a TV Excelsior, que se destacava pelo admirável profissionalismo e pela excelente administração.

Segue o texto escrito por Beto Tumminelli, do Carioca da Gema, do qual foi extraída esta foto de Gustavo Binder:

"Temos aqui o antigo prédio do Cinema Astoria, que encerrou suas atividades após 21 anos, em 1963. O local então foi utilizado como auditório da TV Excelsior (cuja matriz ficava em SP), de propriedade de Mario Wallace Simonsen.

A Excelsior foi a primeira emissora de TV a usar o videotape (numa época onde tudo era ao vivo), para distribuir programas que eram exibidos na mesma hora pelas várias TV afiliadas. Foi também a primeira a exibir um programa a cores, o Moacyr Franco Show. No entanto essas transmissão não é considerada a oficial.

O fim da Excelsior veio pela pressão do governo militar que a obrigou a tirar do ar vários programas que geravam receita para a emissora. Com isso as dívidas foram se acumulando e a Excelsior saiu do ar, por determinação dos militares, em 1970.

Alem desse prédio a Excelsior tinha os estúdios na Av Venezuela, 43, nas antigas instalações da TV Tupi, que havia se mudado para a o antigo prédio do cassino da Urca.

Após o fechamento da Excelsior, o predio abrigou o cinema Super Bruni 70. que funcionou de 1971 a 1976. O endereço era Rua Visconde de Pirajá 595. O prédio foi demolido.

Repare que na fachada ainda existe as marcas do nome Astoria."

Com esta postagem, encerramos a produção deste ano. Boas Festas e Feliz 2015!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.