Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: HUMAITÁ, PRAÇA DA PIAÇAVA, 1937

Aqui vai uma foto do colecionador André Decourt,de seu fotolog "Foi um Rio que Passou", mostrando a Praça da Piaçava, que tomava o lugar da antiga praia da Piaçava, no Humaitá, no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Praça da Piaçava foi traçada pelo arquiteto Azevedo Neto, que, conforme escreve Decourt, "aproveitou o terreno plano e a chegada de várias vias em ângulos pouco usuais para criar uma praça com jardins em forma de leque, que ia do encontro das Ruas Jardim Botânico com a Humaitá, até a as Ruas Fonte da Saudade e das Avenidas Borges de Medeiros com Epitácio Pessoa".

A praça com visual arrojado desapareceu, sobrando algumas árvores que ficavam ao seu redor e alguns restos de suas vias. Pouco após seu surgimento, em 1937, a Praça da Piaçava foi afetada com a construção da Igreja de Santa Margarida e, mais tarde, pelo alargamento da Rua Humaitá. Mas, décadas depois, foi feito o golpe mortal contra a praça, devido às obras que resultaram nos viadutos Saint-HIlaire, nos anos 60, e Bandeira de Melo, nos anos 80. Além disso, parte da praça foi destruída para a construção de acessos aos respectivos viadutos, integrantes da ligação entre o quadrante Lagoa/Humaitá/Jardim Botânico/Botafogo e a Zona Norte, a partir do Rio Comprido, através do Túnel Rebouças.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

CIFERAL, SEGUNDO FREEPIK

Esta imagem produzida pelo programa AI Generator do Freepik mostra um dos resultados da palavra-chave "Ciferal Bus" obtidos e que mais se aproxima da realidade, com pequena semelhança geral com o modelo Ciferal Líder I com máscara mais suave.

FIAT PULGA

Esta foto, publicada no Correio da Manhã de 15 de julho de 1972, mostra um carro Fiat 500 conhecido como Fiat Pulga. Com as negociações, na época, da companhia italiana comprar a Fábrica Nacional de Motores, criando sua filial brasileira, hoje em plena atividade, chegou-se a cogitar que o Fiat Pulga seria o primeiro modelo a ser produzido pela montadora no Brasil, quatro anos antes de sua instalação.