Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: HUMAITÁ, PRAÇA DA PIAÇAVA, 1937

Aqui vai uma foto do colecionador André Decourt,de seu fotolog "Foi um Rio que Passou", mostrando a Praça da Piaçava, que tomava o lugar da antiga praia da Piaçava, no Humaitá, no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Praça da Piaçava foi traçada pelo arquiteto Azevedo Neto, que, conforme escreve Decourt, "aproveitou o terreno plano e a chegada de várias vias em ângulos pouco usuais para criar uma praça com jardins em forma de leque, que ia do encontro das Ruas Jardim Botânico com a Humaitá, até a as Ruas Fonte da Saudade e das Avenidas Borges de Medeiros com Epitácio Pessoa".

A praça com visual arrojado desapareceu, sobrando algumas árvores que ficavam ao seu redor e alguns restos de suas vias. Pouco após seu surgimento, em 1937, a Praça da Piaçava foi afetada com a construção da Igreja de Santa Margarida e, mais tarde, pelo alargamento da Rua Humaitá. Mas, décadas depois, foi feito o golpe mortal contra a praça, devido às obras que resultaram nos viadutos Saint-HIlaire, nos anos 60, e Bandeira de Melo, nos anos 80. Além disso, parte da praça foi destruída para a construção de acessos aos respectivos viadutos, integrantes da ligação entre o quadrante Lagoa/Humaitá/Jardim Botânico/Botafogo e a Zona Norte, a partir do Rio Comprido, através do Túnel Rebouças.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.