Pular para o conteúdo principal

NITERÓI: ANTIGO TERMINAL DO RINK, EM 1957

Essa bela foto, de autoria de Manoel Bastos, foi tirada em 1957. Se vê a Praça do Rink (atual Praça Gen. Gomes Carneiro) tendo, na parte inferior, a Rua Quinze de Novembro, à direita a Rua Dr. Bormann, à esquerda a Rua Alm. Teffé e na parte superior a Rua Aurelino Leal. Nesta praça se observa um terminal de ônibus.

Atualmente todas as linhas com destino para o centro niteroiense páram no Terminal Rodoviário João Goulart, que se situa sobre o aterro próximo à Av. Visconde do Rio Branco (logradouro que antigamente tinha status de "rua"), no lado onde ficava o Terminal Norte.

A foto de 1957 foi extraída do site da Coordenação de Documentação e Pesquisa da Fundação de Arte de Niterói, órgão ligado à Secretaria de Cultura do município.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.