Pular para o conteúdo principal

NITERÓI: PLANTA DO TÚNEL CAFUBÁ-CHARITAS, 1943

Esta relúquia, do acervo da Universidade Federal Fluminense, mostra uma planta original que arquitetos bolaram para a Prefeitura de Niterói, em 1943, propondo a construção de um túnel de ligação entre a área de Cafubá, até pouco tempo atrás uma área desconhecida vizinha a Piratininga, e a praia da Charitas, na região do Saco de São Francisco.

O desenho do túnel previa que até bondes passassem pelo local e que houvesse também uma calçada para pedestres. A obra levou mais de 70 anos para ser construída e só agora Cafubá deixa para trás a condição de um pequeno bairro de menor expressão da Região Oceânica de Niterói.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.