Pular para o conteúdo principal

SÃO PAULO, AV. IPIRANGA, 1959

Por incrível que possa parecer, em 1959 São Paulo, uma cidade considerada a mais moderna do país, não tinha um terminal de ônibus rodoviários, desvantagem em relação ao Rio de Janeiro, então capital federal, que pelo menos tinha o apertado terminal Mariano Procópio, na Praça Mauá, hoje extinto (atualmente o local abriga o Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR).

Na capital paulista, as linhas rodoviárias eram distribuídas em várias avenidas, como Ipiranga e Rio Branco, ou na Praça Clóvis Bevilacqua e no Largo da Concórdia. O tumulto dos passageiros era notável, vide a foto do acervo de O Estado de São Paulo, em que fileiras se amontoavam e se confundiam.

Em primeiro plano, na foto, aparece um ônibus da Viação Cometa, provavelmente com destino Rio de Janeiro, próximo à esquina da Av. Ipiranga com a Rua São João, eternizada pela canção de Caetano Veloso, "Sampa", anos mais tarde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


EXPRESSO ALCÂNTARA

Esta foto, publicada no jornal O Fluminense de 08 de maio de 1971, mostra uma frota de ônibus do modelo Carbrasa 1970 que a Expresso Alcântara, de São Gonçalo (RJ), adquiriu para sua frota. Vi esses carros pessoalmente.

Encerramos o ano desejando um Feliz 2017 para todos!