Pular para o conteúdo principal

BONDE RECEBE O PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK EM 1958

A foto mostra o presidente Juscelino Kubitschek dentro de um bonde da linha 78 Cascadura / Largo de São Francisco, cujo código numérico se aproxima com o da linha de ônibus que também passa pelo bairro. A linha de ônibus, intitulada "Cascadura / Lapa", é de número 74 e aparece na lista do livro Feliz 1958, de Joaquim Ferreira dos Santos.

Segue o comentário do busófilo Leonardo Roseira sobre a foto: "Essa foto foi tirada em 1956, na inauguração do Viaduto Ana Neri em Triagem. A Linha de bondes 78 - Cascadura (que na verdade ia até Madureira), não tem nada a ver com a linha de ônibus Cascadura x Lapa. A linha de ônibus seguia pela Tijuca, passando até pela Saens Peña, enquanto a linha de bondes seguia por Triagem, Jacaré, Abolição e Suburbana. A linha de ônibus Cascadura x Lapa deu origem, nos anos 70, a linha parcial 607 - Cascadura x Estácio, que circula até os dias de hoje".

Evidentemente, o nosso conhecido Nonô, médico cirurgião mineiro nascido em Diamantina, aparece no meio da foto, bem destacado na frente do bonde.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.