Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: RODOVIÁRIA NOVO RIO, 1967

A foto que vemos é da coleção de Adalberto Mattera, publicada no Toffobus, do ano de 1967. Observa-se aqui, na esquerda da foto, um Eliziário de empresa não-creditada, e no centro um ônibus da Penha, a Única Auto Ônibus, que fazia um dos ramais para Rio-São Paulo concorrendo com a Expresso Brasileiro e Cometa. Hoje o ramal Rio-São Paulo é feito pelas empresas Expresso Brasileiro, Expresso do Sul (do grupo Cometa/1001), Itapemirim, mais a escala da linha Niterói-São Paulo da 1001.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NITERÓI, ANTIGA PRAIA DO BARRETO, 1971

A foto que vemos foi extraída da comunidade Niterói Antigo do Facebook e mostra a Av. do Contorno (atual Av. Gov. Mário Covas), na antiga capital fluminense, no ano de 1971.

Nela se observa a antiga Praia do Barreto, que o aterro que ampliou a avenida - incluída no ramal Niterói-Manilha, fez extinguir. Mas eu, vindo de Florianópolis, já vi pessoalmente essa praia, poucos anos depois.

AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.