Pular para o conteúdo principal

AUTO DIESEL

Quem não usa muito Internet mas lê muito o jornal O Globo deve ter lido, em novembro de 2005, um texto de Joaquim Ferreira dos Santos - titular da coluna "Gente Boa" e autor do livro sobre o ano de 1958 - sobre o ônibus 350 Passeio / Irajá, a segunda linha de ônibus carioca a se tornar famosa nos noticiários policiais (a primeira foi a 174 Central / Gávea, que pelo trágico episódio onde morreram o seqüestrador e a jovem professora seqüestrada, teve péssima repercussão a ponto da linha mudar seu código para 158 pela má lembrança).

Joaquim Ferreira falava sobretudo que a linha 350, antes da reformulação dos ônibus do governo Carlos Lacerda, em 1963, tinha o código 71 e nomenclatura "Lapa/Irajá".

Mas aqui não falaremos sobre essa linha, mas sobre a foto que foi estampada no jornal para ilustrar o artigo. Nela foi feita uma montagem, invertendo as cores da foto como se convertesse a mesma novamente em negativo, e o ilustrador colocou o número 71 e o nome "Lapa/Irajá" na bandeira.

No entanto, essa montagem é irreal, por ser uma licença artística do ilustrador. A foto utilizada na montagem corresponde, na verdade, a uma foto da Rua da Misericórdia, de 1964, mostrando uma outra linha de ônibus, a da empresa Auto Diesel, de código numérico 378 (era 200, antes da reformulação do governo Lacerda), ligando Marechal Hermes ao Castelo e passando pela Praça XV.

A linha existe até hoje, mas recentemente teve uma pequena variação do itinerário, trocando o trecho de Deodoro pelo trecho de Guadalupe, pois a prefeitura carioca julgou desnecessária outra linha da AD, 371 Guadalupe / Praça XV, e fundiu os dois percursos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.