Pular para o conteúdo principal

AUTO DIESEL

Quem não usa muito Internet mas lê muito o jornal O Globo deve ter lido, em novembro de 2005, um texto de Joaquim Ferreira dos Santos - titular da coluna "Gente Boa" e autor do livro sobre o ano de 1958 - sobre o ônibus 350 Passeio / Irajá, a segunda linha de ônibus carioca a se tornar famosa nos noticiários policiais (a primeira foi a 174 Central / Gávea, que pelo trágico episódio onde morreram o seqüestrador e a jovem professora seqüestrada, teve péssima repercussão a ponto da linha mudar seu código para 158 pela má lembrança).

Joaquim Ferreira falava sobretudo que a linha 350, antes da reformulação dos ônibus do governo Carlos Lacerda, em 1963, tinha o código 71 e nomenclatura "Lapa/Irajá".

Mas aqui não falaremos sobre essa linha, mas sobre a foto que foi estampada no jornal para ilustrar o artigo. Nela foi feita uma montagem, invertendo as cores da foto como se convertesse a mesma novamente em negativo, e o ilustrador colocou o número 71 e o nome "Lapa/Irajá" na bandeira.

No entanto, essa montagem é irreal, por ser uma licença artística do ilustrador. A foto utilizada na montagem corresponde, na verdade, a uma foto da Rua da Misericórdia, de 1964, mostrando uma outra linha de ônibus, a da empresa Auto Diesel, de código numérico 378 (era 200, antes da reformulação do governo Lacerda), ligando Marechal Hermes ao Castelo e passando pela Praça XV.

A linha existe até hoje, mas recentemente teve uma pequena variação do itinerário, trocando o trecho de Deodoro pelo trecho de Guadalupe, pois a prefeitura carioca julgou desnecessária outra linha da AD, 371 Guadalupe / Praça XV, e fundiu os dois percursos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

BARREIRO DE CIMA

Esta foto, do acervo de Luiz Sérgio, mostra um ônibus da extinta Empresa Barreiro de Cima, de Belo Horizonte, um belo modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975. A foto foi recolorizada e levemente restaurada na medida do possível.

VINSA

Esta foto de Mário Custódio, tirada provavelmente em 1990, mostra um ônibus Nielson Diplomata 1982 curto e com motor dianteiro da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no Paraná, estacionado na antiga rodoviária de Ponta Grossa, no mesmo Estado. A rodoviária foi substituída pelo atual terminal que se construiu no lugar da antiga estação.

BARRETO

Vamos relembrar um ônibus modelo Ciferal Fênix 1983 que a Expresso Barreto, de Niterói, teve em sua frota. Eram dois exemplares com motor traseiro e um com motor dianteiro. Aqui vemos um dos dois carros com motor traseiro, NIT.07-101 (o outro era NIT.07-103).