Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: TERMINAL ERASMO BRAGA, 1962

Há algum aspecto estranho nesta foto, pelo fato do ônibus monobloco O-321 da Mercedes-Benz, ligando o Castelo ao Leme, pois o ônibus, que estava recebendo passageiros em embarque, está sem a "capelinha", como se chama a plaqueta colocada sobre a dianteira do ônibus, geralmente mostrando o número da linha. A foto é de 1962.

O ônibus parece não ter chapa, o que poderia sugerir um veículo em teste. Há uma hipótese do ônibus estar a serviço da Transportes Acre. Há uma outra hipótese de um ônibus ser particular e estar em serviço de reforço durante uma greve de ônibus.

Em todo caso, não existe um registro de linhas de ônibus cariocas com esse ramal, se levarmos em conta o arquivo mais recente em relação ao ano da foto que está disponível na Internet, o levantamento de linhas feito por Joaquim Ferreira dos Santos no livro Feliz 1958.

Segundo o pesquisador Marcelo Prazs, o mistério é resolvido pela hipótese do ônibus ter sido da empresa Planeta (ou Satélite), de Brasília, que diante da estatização dos ônibus de Brasília, na época, tentou operar na já ex-capital do país, daí a ausência de "capelinha". Isso num sistema de ônibus que se reestruturava então, com as empresas surgindo a partir de lotações.

Todavia, a experiência da empresa brasiliense durou pouco, devido ao protesto movido pelas empresas municipais que começaram a ser regulamentadas, o que teve sua pertinência e justiça, diante daquela situação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.