Pular para o conteúdo principal

O RIO TEVE EMO, NÃO A MÚSICA, MAS A EMPRESA DE ÔNIBUS

Antigamente, existia a Empresa Municipal de Ônibus, chamada EMO, que se extinguiu nos anos 70. Era uma das empresas singelas de poucas linhas mas com seu destaque entre os busófilos de então. Nos últimos anos havia servido linhas como a 405 Saens Peña / São Salvador, que a EMO absorveu da mineira Turi.

Aqui vão duas amostras da EMO, com duas fotos, uma provavelmente de 1970, com um modelo Nicola Ouro 1963, extraída do acervo de Marcelo Prazs e Edegar Rios Lopes Filho, e outra provavelmente de 1974, com um carro da Marcopolo Veneza 1970 passando pela lendária Av. Alfred Agache, do acervo de Antônio Sousa Guedes.



Comentários

  1. O nome "Arquivo Confidencial dos Ônibus Cariocas", que aparece na primeira foto, é relativo a algum site existente?

    ResponderExcluir
  2. Deve ser o "nome de guerra" do acervo de Marcelo Prazs e Edegar Rios, uma forma de dizer que os dois fazem uma pesquisa aprofundada sobre ônibus do RJ.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe me dizer se o Marcelo Prazs e Edegar Rios postam esse acervo em algum site específico?

    Visite meu perfil no Google Plus e deixe seu comentário: https://plus.google.com/117934176013357402409

    ResponderExcluir
  4. O acervo de Marcelo Prazs é publicado no perfil "Pesquisas Marcelo Prazs" no Facebook.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é porque eu não tenho conta no Facebook (e acho que nem pretendo ter), mas quando eu entrei no perfil que você indicou, Alexandre, não apareceu foto nenhuma, só uma lista de alguns perfis que esse Marcelo Prazs curte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ALPINA

Esta foto de Mário Custódio mostra a extinta Viação Alpina, de Santo André, com seu modelo CAIO Jaraguá, de 1966, no entanto montado com a máscara da CAIO Bela Vista 1973.

PRINCESA DOS CAMPOS

Esta preciosidade de foto mostra um ônibus GMC Coach rodoviário que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

PLUMA

Esta foto, do acervo da Busscar, mostra um antigo modelo Nielson Diplomata, de 1970, destinado à frota da Pluma Conforto e Turismo, empresa absorvida pela Trans Isaak Turismo, curitibana como a histórica empresa. Atualmente a Trans Isaak teve suas linhas suspensas por conta de problemas burocráticos na Justiça.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta foto de Douglas de Cezare traz uma grande curiosidade: um ônibus rodoviário modelo Marcopolo 1968, mas de um lote posterior, da Reunidas Transportes Coletivos, sendo usado como fretamento de funcionários na sede da empresa, em Caçador, no interior de Santa Catarina. Portanto, é um luxo ter um transporte de fretamento para o trabalho como este simpático ônibus curtinho, mas muito confortável.

DANÚBIO AZUL

Esta foto do pesquisador Mário Custódio mostra um ônibus da Viação Danúbio Azul, de São Paulo, com seu modelo CAIO Gabriela II que fez parte da sua frota. A parceria entre encarroçadora e a frota urbana da empresa paulista segue firme até hoje.

CAIO BANDEIRANTE

Esta foto, de um anúncio da CAIO em 1967, mostra um ônibus modelo CAIO Bandeirante, versão interurbana da CAIO Jaraguá, da Expresso União, de Patrocínio (MG), empresa que atualmente anda firme e forte nas linhas rodoviárias das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

TURISMO BOZZATO

Esta foto de Marco Antônio da Silva mostra um ônibus Carbrasa-LP 1961 da Turismo Bozzato, de Mauá, na Grande São Paulo, que ainda circulava como um veículo retrô no ano de 2013.

BARREIRO DE CIMA

Esta foto, do acervo de Luiz Sérgio, mostra um ônibus da extinta Empresa Barreiro de Cima, de Belo Horizonte, um belo modelo das Carrocerias Metropolitana, o Metropolitana Ipanema 1975. A foto foi recolorizada e levemente restaurada na medida do possível.

VINSA

Esta foto de Mário Custódio, tirada provavelmente em 1990, mostra um ônibus Nielson Diplomata 1982 curto e com motor dianteiro da empresa Vinsa, de Telêmaco Borba, no Paraná, estacionado na antiga rodoviária de Ponta Grossa, no mesmo Estado. A rodoviária foi substituída pelo atual terminal que se construiu no lugar da antiga estação.

BARRETO

Vamos relembrar um ônibus modelo Ciferal Fênix 1983 que a Expresso Barreto, de Niterói, teve em sua frota. Eram dois exemplares com motor traseiro e um com motor dianteiro. Aqui vemos um dos dois carros com motor traseiro, NIT.07-101 (o outro era NIT.07-103).