Pular para o conteúdo principal

IRMÃOS ALMEIDA

Eis a lendária empresa de ônibus Irmãos Almeida, que existiu entre os anos 50 e o início dos anos 60. A linha que se sabe que a empresa serviu foi a 67 Encantado / Praça XV. A linha, na codificação nova resultante do plano de reformulação do transporte coletivo durante o governo Carlos Lacerda, em 1963, a 67 se transformou na atual 238, que passou por mais de uma denominação como "Engenho de Dentro / Praça XV" e "Água Santa / Praça XV", servida atualmente pela Verdun. Durante um determinado tempo, a CTC, da qual falaremos depois, serviu essa linha, nos anos 70.

A pintura da Irmãos Almeida lembra de leve a pintura que a Uruguai teve nos anos 70, excetuando a faixa azul sobre a "saia" do ônibus, que a Uruguai não tinha. Mais tarde mostraremos a Uruguai aqui neste site.

Na primeira foto, vemos o primeiro modelo urbano ano 1955-1960 da Ciferal, fábrica que continua existindo hoje, mas como subsidiária da Marcopolo (que, nessa época, se chamava Nicola). Na segunda foto, vemos um modelo da Metropolitana, ano 1960. Ambas publicadas na Cia de Ônibus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.