Pular para o conteúdo principal

NITERÓI: CINE ICARAÍ E EDIFÍCIO ÁLVARES DE AZEVEDO, 1952

Esta foto, da coleção de Luciano Vicente, que publica fotos antigas de Niterói no Pinterest, mostra a Praia de Icaraí, por volta de 1952. Trata-se do trecho próximo à Rua Álvares de Azevedo, tirado no calçadão da hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (nome do então dono do jornal O Fluminense).

A foto provavelmente é de um cartão postal, e mostra as imponentes construções da época: o Cine Icaraí, hoje inativo e, administrado pela Universidade Federal Fluminense, espera por reformas que não chegaram até agora, e o edifício Álvares de Azevedo, o primeiro "arranha-céu" de Icaraí.

Nota-se que no Cine Icaraí, na época, era reprisado o filme Lua Nova (New Moon). Não, não se trata de um dos filmes da saga Crepúsculo, mas de uma comédia musical de 1940 inspirada em peça da Broadway de 1928 e estrelada pela atriz estadunidense Jeanette MacDonald, muito popular na época.

A foto foi restaurada por mim, já que a original apresentava algumas marcas do tempo.


Comentários

  1. Bom dia. A foto não pode ser de 1941. Esse edifício começou a ser construído em 1946 e só ficou pronto em 1952. Verifiquei em jornais e esse filme foi exibido no Cine Icaraí em junho de 1952. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Informação corrigida. Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.