NITERÓI: CINE ICARAÍ E EDIFÍCIO ÁLVARES DE AZEVEDO, 1952

Esta foto, da coleção de Luciano Vicente, que publica fotos antigas de Niterói no Pinterest, mostra a Praia de Icaraí, por volta de 1952. Trata-se do trecho próximo à Rua Álvares de Azevedo, tirado no calçadão da hoje Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (nome do então dono do jornal O Fluminense).

A foto provavelmente é de um cartão postal, e mostra as imponentes construções da época: o Cine Icaraí, hoje inativo e, administrado pela Universidade Federal Fluminense, espera por reformas que não chegaram até agora, e o edifício Álvares de Azevedo, o primeiro "arranha-céu" de Icaraí.

Nota-se que no Cine Icaraí, na época, era reprisado o filme Lua Nova (New Moon). Não, não se trata de um dos filmes da saga Crepúsculo, mas de uma comédia musical de 1940 inspirada em peça da Broadway de 1928 e estrelada pela atriz estadunidense Jeanette MacDonald, muito popular na época.

A foto foi restaurada por mim, já que a original apresentava algumas marcas do tempo.


Comentários

  1. Bom dia. A foto não pode ser de 1941. Esse edifício começou a ser construído em 1946 e só ficou pronto em 1952. Verifiquei em jornais e esse filme foi exibido no Cine Icaraí em junho de 1952. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Informação corrigida. Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário