Pular para o conteúdo principal

TIJUQUINHA

Esta fileira de ônibus data de 1964, subindo o Alto da Boa Vista, na altura do bairro de Usina, com vários carros do modelo urbano das Carrocerias Metropolitana, lançado em 1961 mas com lote três anos posterior. Um carro foi erroneamente numerado como 48029, da Alpha, mas foi renumerado em seguida.

A frota buscava atender à reestruturação do sistema de ônibus determinada pelo governo do Estado da Guanabara, exercido pelo jornalista Carlos Lacerda, que apesar de sua fama de reacionário adotou uma lógica bem mais progressista do que a da atual gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO PAULO: VALE DO ANHANGABAÚ, 1953

A foto que vemos é um belo registro da célebre fotógrafa Alice Brill, mostrando filas enormes de espera por ônibus no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no ano de 1953. As fotos da autora fazem parte do acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles.

SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.