Pular para o conteúdo principal

NITERÓI EM 1961

Nem tudo que ocorreu em Niterói em 1961 se resume à tragédia do circo. Há também imagens positivas da então capital fluminense registradas naquele ano. Elas foram publicadas em diferentes datas no jornal A Noite, do Rio de Janeiro.

A primeira foto, contando de cima para baixo, mostra a Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca, tirada do ponto de vista do Largo Moura, junto ao bairro Caixa d'Água e da ladeira da atual rodovia RJ-104, que no município vai até o bairro de Tribobó. Foi publicada na edição de 16 de fevereiro daquele ano.

Abaixo, a segunda foto mostra um trecho da Rua Noronha Torrezão, no bairro de Cubango, aparentemente sem trânsito de veículos e com casas mais antigas, algumas delas ainda existentes hoje. Nota-se também os trilhos de bondes que passavam pela rua. Foi na edição de 04 de março.

Já a terceira foto mostra o bairro de Pendotiba, destacando a antiga Estrada da Cachoeira, hoje Av. Rui Barbosa, que já naquela época dava na Estrada Caetano Monteiro completando a ligação entre o bairro de São Francisco e a atual rodovia RJ-106, que liga Tribobó ao município de Macaé, na Região dos Lagos. Publicada na edição de 08 de março.

Mais abaixo, vemos a Av. Amaral Peixoto (ou Av. Ernâni do Amaral Peixoto, em homenagem a um político do PSD, genro de Getúlio Vargas e que estava vivo e atuante na época), no trecho junto à esquina com a então rua, e hoje avenida, Visconde do Rio Branco, destacando os ônibus da Auto Viação Fluminense que paravam naquele trecho da avenida. Publicada na edição de 06 de março.



Comentários

  1. A Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) não passa por Cabo Frio. Ela sai de Tribobó, passa pelo Rio do Ouro, Serra do Calaboca, Inoã, centro de Maricá, entrada de Ponta Negra, Serra de Mato Grosso, Sampaio Corrêa, Bacaxá, entrada de Praia Seca, centro de Araruama, trevo da Gigi, Iguabinha, Iguaba Grande, balneário de São Pedro da Aldeia, trevo de São Pedro, entrada de Búzios, Tamoios, Barra de São João, centro de Rio das Ostras, Mar do Norte, Lagoa de Imboassica, Praia dos Cavaleiros, centro de Macaé, Barra de Macaé, São José do Barreto e vai até o Lagomar, onde começa a rodovia RJ-178.

    ResponderExcluir
  2. Informação corrigida. Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  3. O acervo de Mário Hugo inclui as três primeiras fotos, a quarta é que se originou de uma foto de imprensa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.