SÃO PAULO: PRAÇA DA REPÚBLICA, EM 1971

Sabemos que hoje é o Dia da República, mas nesta postagem vamos para o outro lado da Via Dutra e mostrar a praça denominada em sua homenagem na capital paulista, passando vários ônibus com sua diversidade visual, muito antes do terrível fardamento que assolou os ônibus paulistanos a partir dos anos 80.

Vale a pena reproduzir informações escritas pelo pesquisador Rodney Campos da Silveira, no portal Skyscrapercity:

"Os modelos que aparecem nesta foto são os seguintes: dois Monoblocos O-352 da Tupi, dois Monoblocos O-321 e um Monobloco O-352 da Leste-Oeste (quando ela fazia a linha Penha-Lapa), um Monobloco O-321 da Pompéia (quando fazia a linha 966 [posteriormente 63, hoje 407M] - Jd. Vila Mariana x Pompéia, bem antes desta empresa seguir para a Zona Leste, em 74), um CAIO Jaraguá (chassi curto) da Moema (do grupo Saad, o mesmo da GATUSA), e um Nimbus (encarroçadora gaúcha que foi comprada pela Marcopolo em 79) TR-1 (chassi curto) da CMTC. 
Dois detalhes a ponderar: vemos, num ponto da Pça. da República, os lendários "abrigos do Jânio" (com as coberturas côncavas e as colunas em forma de V ["V de vitória"]), implantados na década de 50 (bem art-déco). E no Monobloco O-321 da Pompéia, aparece veiculado um bus-door da ótica A Especialista (que era muito famosa aqui em São Paulo, com duas lojas: uma na São João e outra na Angélica)."


Comentários