Pular para o conteúdo principal

SÃO PAULO: PRAÇA DA REPÚBLICA, EM 1971

Sabemos que hoje é o Dia da República, mas nesta postagem vamos para o outro lado da Via Dutra e mostrar a praça denominada em sua homenagem na capital paulista, passando vários ônibus com sua diversidade visual, muito antes do terrível fardamento que assolou os ônibus paulistanos a partir dos anos 80.

Vale a pena reproduzir informações escritas pelo pesquisador Rodney Campos da Silveira, no portal Skyscrapercity:

"Os modelos que aparecem nesta foto são os seguintes: dois Monoblocos O-352 da Tupi, dois Monoblocos O-321 e um Monobloco O-352 da Leste-Oeste (quando ela fazia a linha Penha-Lapa), um Monobloco O-321 da Pompéia (quando fazia a linha 966 [posteriormente 63, hoje 407M] - Jd. Vila Mariana x Pompéia, bem antes desta empresa seguir para a Zona Leste, em 74), um CAIO Jaraguá (chassi curto) da Moema (do grupo Saad, o mesmo da GATUSA), e um Nimbus (encarroçadora gaúcha que foi comprada pela Marcopolo em 79) TR-1 (chassi curto) da CMTC. 
Dois detalhes a ponderar: vemos, num ponto da Pça. da República, os lendários "abrigos do Jânio" (com as coberturas côncavas e as colunas em forma de V ["V de vitória"]), implantados na década de 50 (bem art-déco). E no Monobloco O-321 da Pompéia, aparece veiculado um bus-door da ótica A Especialista (que era muito famosa aqui em São Paulo, com duas lojas: uma na São João e outra na Angélica)."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.