Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO: TREVO DAS FORÇAS ARMADAS E AV. FRANCISCO BICALHO, 1970

As duas fotos, publicadas na revista da RFFSA em 1970. A primeira foto mostra o Trevo das Forças Armadas, com vários viadutos de ligação para várias partes do Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Há viadutos que ligam a Leopoldina à Av. Paulo de Frontin, do Centro ao Maracanã, do Centro à Leopoldina etc.. A segunda foto mostra a Av. Francisco Bicalho, que liga o Caju ao Estácio. Destaca-se, em ambas, o viaduto ferroviário que passa sobre a referida avenida.

Elas foram extraídas do site A História nos Trilhos, de Raimundo Albuquerque Macedo. Na foto da Av. Francisco Bicalho, aparece um ônibus da Castelo Auto Ônibus, da linha 312, que então ligava Olaria à Praça Mauá, dando uma volta danada pela Av. Pres. Vargas. Essa linha, existente até hoje, estendeu seu itinerário para Ramos. Ainda nos anos 70, a linha passou da Castelo - que então preferiu concentrar-se na ligação Centro-Zona Sul - para a Nossa Senhora de Lourdes.

Nos anos 80, houve um ramal alternativo da linha 312, ligando Ramos a Copacabana. Era curioso ver a Nossa Senhora de Lourdes em Copacabana, e eu ainda tive essa experiência até 1990, quando passeei por lá. O ramal "Ramos-Copacabana" foi substituído pela linha experimental S-04 Morro do Alemão / Copacabana, da empresa Braso Lisboa. Na minha opinião, a linha deveria ser da Lourdes, porque o Morro do Alemão está mais próximo de Bonsucesso, e a área base da Braso Lisboa é Méier, Maria da Graça, Jacaré, São Cristóvão e Caju.

O trecho da foto da Av. Francisco Bicalho foi publicado na Cia. de Ônibus, destacando o ônibus da Castelo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARARUAMA, ORLA DA CIDADE, 1967

Esta foto, publicada no Jornal do Brasil de 20 de outubro de 1967, mostra a orla de Araruama, município da Região dos Lagos banhado pela lagoa do mesmo nome. A área é considerada o portão de entrada da cidade, no caminho entre Saquarema e Iguaba Grande.


SÃO PAULO: PRAÇA CLÓVIS BEVILÁQUA, 1957

Mais uma preciosidade da São Paulo Antiga é a Praça Clóvis Bevilaqua, no bairro da Sé, na capital paulista, no ano de 1957, com seus muitos ônibus fazendo ponto no terminal localizado na área.


AUTOVIÁRIA SANTA LUZIA

Esta foto, originalmente publicada no Jornal Primeira Página e do acervo do pesquisador Gildásio Vieira Freitas, e também enviada por mim ao portal Lexicar (sobre carrocerias de ônibus e outros veículos automotores), mostra um ônibus urbano da CAIO de 1955, da frota da empresa Autoviária Santa Luzia, de Salvador, Bahia.

Consta-se que esta foto, provavelmente de 1959, corresponde a um dos primeiros serviços de linhas distantes que, pouco depois, seriam a ligação da área desmembrada, hoje município de Lauro de Freitas, a Salvador. Ao que parece, é um ramal Portão X Calçada que hoje não existe mais, devido a tantas alterações de percursos causadas pela abertura de novas avenidas.