Esta foto, de uma edição da revista Quatro Rodas de 1962, mostra um belo ônibus da Empresa de Ônibus Alto da Mooca, histórica empresa de São Paulo, modelo CAIO Bossa Nova, chassis GMC ODC 210.
O GM ODC-210 foi produzido em São Caetano do Sul, com o conjunto chassis/motor/câmbio importados dos EUA, entre 1951 e 1955. Em 1951 saiu a versão urbana. A versão rodoviária chegou apenas em 1953. Abs Roberto Zulkiewicz
Esta foto de Augusto Antônio dos Santos mostra a Viação Serro, uma pequena empresa de Belo Horizonte que está crescendo ao assumir linhas de uma outra empresa em crise. Este é um modelo Ciferal Líder 1970 que a Serro teve em sua frota e aqui aparece na rodoviária da capital mineira.
Esta foto, de 1957 e do acervo do pesquisador Paulo José da Costa, mostra um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, com um veículo que fazia a viagem entre a referida cidade paranaense e a capital do Estado, Curitiba, passando por outro município estadual, Palmeira. Alguns familiares posaram para a foto antes do embarque.
Esta fotomontagem reconstitui a chegada de uma frota de ônibus modelo Marcopolo Torino 1983 para a frota da Viação Mauá, de São Gonçalo, no momento em que os veículos estavam passando pela Ponte Rio-Niterói.
Este anúncio da Marcopolo de 1972 mostra o pioneiro micro-ônibus das Carrocerias Marcopolo, o Marcopolo Júnior, investindo num segmento que dura até hoje.
Esta foto de 1974, do Arquivo Público do Distrito Federal, mostra um ônibus da Viação Alvorada, de Brasília, circulando pela cidade-satélite de Ceilândia. Um tanto surrado na ocasião, o veículo também teve os faróis mudados a pedido da empresa.
Esta foto do acervo do portal Egonbus mostra um modelo rodoviário das Carrocerias Eliziário, o Eliziário LP 1963, que fez parte da frota da Empresa Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, Santa Catarina.
Este cartão promocional de 1957 mostra um ônibus lotação das Carrocerias Metropolitana, feito sobre chassis e estrutura Chevrolet. A foto é um dos sócios da encarroçadora na época, Fritz Weissman, também fundador da Ciferal.
Esta foto, da coleção do pesquisador Marcelo Prazs, mostra um ônibus da UTIL, União Transporte Interestadual de Luxo, a já saudosa empresa que, no ano de 1951, fazia o trajeto Rio x Petrópolis, como se vê na Rua do Imperador, em Petrópolis, através de um imponente modelo Continental FNM lançado um ano antes.
Na verdade o chassis deste ônibus é um ODC 210 GM produzido na fáfrica da GM de São Caetano do Sul emtre 1949 e 1955.
ResponderExcluirO GM ODC-210 foi produzido em São Caetano do Sul, com o conjunto chassis/motor/câmbio importados dos EUA, entre 1951 e 1955. Em 1951 saiu a versão urbana. A versão rodoviária chegou apenas em 1953. Abs Roberto Zulkiewicz
ResponderExcluirEsse Caio Bossa Nova utiliza chassis do GM ODC-210 e foi repotenciado com Cummins. Abs
ResponderExcluirRoberto Zulkiewicz