RIO DE JANEIRO, AV. PRINCESA ISABEL, 1970

Esta foto, do acervo de Luiz D, mostra a famosa avenida que fica na divisa entre Leme e Copacabana e que dá no Túnel Novo, que na verdade são dois túneis, o Engenheiro Coelho Cintra, que liga Botafogo a Copacabana, e o Engenheiro Marques Porto, que faz o sentido inverso.

A foto data de 1970, e nota-se, à esquerda, um ônibus da CIRB do ano então corrente. A empresa, no entanto, existe até hoje, a Amigos Unidos, que ampliou bastante sua área de atuação. A empresa limitava sua área ao trecho entre São Conrado e Leme e Botafogo, tendo sido, durante anos, uma empresa restrita à Zona Sul. Falindo a Colúmbia, em 1987, assumiu algumas linhas do sentido Zona Sul X Centro, e criou a linha 177 Praça Mauá / São Conrado, aproveitando apenas o código de uma linha extinta da Real, a antiga 177 Praça da Harmonia / Mourisco (Praça da Harmonia é a atual Praça Cel. Assunção, na Zona Portuária, e Mourisco ficava em Botafogo).

Vale lembrar, que mesmo esse código 177 da extinta linha correspondia ao sistema de numeração atual, pós-1963, e eu mesmo pude ver essa antiga linha pessoalmente e entrar num deles.

Recentemente, com as variações da linha 175 Central / Barra da Tijuca (linha que virou tema de um sucesso de Gabriel O Pensador), a Amigos Unidos passou a ser vista também na Zona Portuária, na Av. Brasil até Manguinhos, e daí pela Linha Amarela, que passa sobre as regiões dos bairros do Méier e Jacarepaguá.


Comentários