Pular para o conteúdo principal

RIO DE JANEIRO, AV. PRINCESA ISABEL, 1970

Esta foto, do acervo de Luiz D, mostra a famosa avenida que fica na divisa entre Leme e Copacabana e que dá no Túnel Novo, que na verdade são dois túneis, o Engenheiro Coelho Cintra, que liga Botafogo a Copacabana, e o Engenheiro Marques Porto, que faz o sentido inverso.

A foto data de 1970, e nota-se, à esquerda, um ônibus da CIRB do ano então corrente. A empresa, no entanto, existe até hoje, a Amigos Unidos, que ampliou bastante sua área de atuação. A empresa limitava sua área ao trecho entre São Conrado e Leme e Botafogo, tendo sido, durante anos, uma empresa restrita à Zona Sul. Falindo a Colúmbia, em 1987, assumiu algumas linhas do sentido Zona Sul X Centro, e criou a linha 177 Praça Mauá / São Conrado, aproveitando apenas o código de uma linha extinta da Real, a antiga 177 Praça da Harmonia / Mourisco (Praça da Harmonia é a atual Praça Cel. Assunção, na Zona Portuária, e Mourisco ficava em Botafogo).

Vale lembrar, que mesmo esse código 177 da extinta linha correspondia ao sistema de numeração atual, pós-1963, e eu mesmo pude ver essa antiga linha pessoalmente e entrar num deles.

Recentemente, com as variações da linha 175 Central / Barra da Tijuca (linha que virou tema de um sucesso de Gabriel O Pensador), a Amigos Unidos passou a ser vista também na Zona Portuária, na Av. Brasil até Manguinhos, e daí pela Linha Amarela, que passa sobre as regiões dos bairros do Méier e Jacarepaguá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM FUTURLINER

Este veículo estadunidense de 1940, aqui um exemplar restaurado, parece um ônibus mas havia sido um caminhão com traços futuristas, tanto que não tinha mais do que uma cabine para três pessoas, enquanto a parte interna servia para transportar a carga. Este modelo é o GM Futurliner, concebido em 1939 e lançado no ano seguinte, e que surpreende até hoje pelo seu desenho arrojado e sua beleza imponente.

CMTC

Esta foto de 1959 mostra a frota da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), de São Paulo, diante da antiga garagem da empresa na Barra Funda, na Rua dos Americanos, esquina com Rua do Bosque. Os ônibus eram do modelo GM DC, da General Motors.

SÃO SILVESTRE

Vamos relembrar esse maravilhoso frescão modelo Ciferal Líder II que a saudosa Transportes São Silvestre, do Rio de Janeiro, teve em sua frota, nesse registro feito no bairro carioca do Castelo pelo pesquisador estadunidense Donald Hudson em 1982.

AUTOBUS

Vamos recordar, nesta foto de Augusto Antônio dos Santos, um belo Ciferal Leme do lote de 1976 e com motor traseiro, que pertenceu à frota da saudosa Transportadora e Industrial Autobus, de Petrópolis, na Região Serrana fluminense.

TRANSIMÃO

Esta foto de Donald Hudson, tirada em Belo Horizonte em julho de 1982, em frente ao Hotel Excelsior, vemos a Transportes Simão, vulgo Transimão, de Contagem, circulando no local. O veículo é um Marcopolo Veneza II.

AUTO DIESEL

Essa imagem, capturada de um filme do acervo do Arquivo Nacional, mostra um ônibus da Auto Diesel, no Rio de Janeiro, circulando em Madureira, na Zona Norte carioca, no ano de 1976. É um modelo CAIO Bela Vista 1973, o "máscara negra", que, por sinal foi pintada de bege, embora tivesse antes mostrado a cor preta na pintura anterior da mesma empresa. O ônibus circulava pela linha 908 Bonsucesso / Guadalupe.

BTU

Essa fotomontagem relembra a empresa Bahia Transportes Urbanos, ou apenas BTU, empresa de Salvador que marcou sua breve trajetória com suas cores vermelha e azul. Aqui inserimos um modelo Busscar Urbanus 1996, lote do ano posterior, chassis Ford, que a empresa teve em sua frota.  Foi reconstituído o carro 3706, operando na linha 0918 Stiep / Centro de Convenções / Comércio, fazendo o retorno na parte alta da Rua Gabriel Passos, no Stiep, que tem a vista da Rua Artur de Azevedo Machado.

NSA

 Mais um ônibus da empresa paraguaia NSA, Nuestra Señora de La Asunción, aparece aqui neste fotolog, desta vez com um belo e imponente Ciferal Líder I, em uma foto de Raul Vich.

EMFLOTUR

Esta foto Willian Correa mostra um modelo CAIO Gabriela II que a Empresa Florianópolis de Transporte Coletivo, a Emflotur, teve em sua frota. Esse modelo CAIO Gabriela II é versão 1980, com algumas alterações de detalhes no design , como portas e paralamas.

PRINCESA DOS CAMPOS

Essa fotomontagem relembra uma relíquia que a Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa, no interior do Paraná, teve em sua frota, que é o modelo Marcopolo III SE curto e com motor dianteiro. Muito simples, mas belíssimo.