Essas montagens reconstitutivas mostram a empresa niteroiense Santo Antônio, primeiro, com um carro da Ciferal modelo 1971 (lote de 1975) com motor traseiro, que circulou nos anos 70, e com um modelo da Metropolitana Ipanema II, que ficou em sua frota entre os anos 70 e início dos 80.
A Santo Antônio viveu nos anos 80 momentos semelhantes aos da Feital, quando não conseguia renovar sua frota, que envelhecia. E olha que a empresa não foi encampada pelo governo Brizola, que chegou a abocanhar empresas conceituadas como a Real Auto Ônibus.
No entanto, a Santo Antônio - então detentora de duas linhas, 34 (Viçoso Jardim-Centro) e 45 (Cubango-Centro) e com pouco mais de trinta carros - se recuperou a partir de 1988 (quando recebeu carros da Ciferal Padron Alvorada II, encomendados em 1987), quando passou a renovar constantemente a frota, às vezes vendendo semi-novos como os da Mercedes-Benz O-371 para a Miramar, em 1991.
O crescimento da empresa, a princípio, foi financiado pelo Grupo Rio Ita, mas depois passou para o Grupo Zé do Pau, onde está até hoje e que tem a homônima Santo Antônio de Duque de Caxias. Diante de tantas queixas quanto ao excesso de linhas e serviço ineficaz da Viação Pendotiba, esta perdeu várias linhas para a Santo Antônio (que ultimamente anda sendo castigada pelo fardamento da Prefeitura de Niterói), que passou a ter as seguintes linhas:
34 Largo da Batalha / Centro (via Cubango)
34A Largo da Batalha / Centro (antiga 34, via Viçoso Jardim)
36 Sapê / Centro
39 Piratininga / Centro
44 Ititioca / Centro
45 Cubango / Centro
54 Sapê / Piratininga
A Santo Antônio viveu nos anos 80 momentos semelhantes aos da Feital, quando não conseguia renovar sua frota, que envelhecia. E olha que a empresa não foi encampada pelo governo Brizola, que chegou a abocanhar empresas conceituadas como a Real Auto Ônibus.
No entanto, a Santo Antônio - então detentora de duas linhas, 34 (Viçoso Jardim-Centro) e 45 (Cubango-Centro) e com pouco mais de trinta carros - se recuperou a partir de 1988 (quando recebeu carros da Ciferal Padron Alvorada II, encomendados em 1987), quando passou a renovar constantemente a frota, às vezes vendendo semi-novos como os da Mercedes-Benz O-371 para a Miramar, em 1991.
O crescimento da empresa, a princípio, foi financiado pelo Grupo Rio Ita, mas depois passou para o Grupo Zé do Pau, onde está até hoje e que tem a homônima Santo Antônio de Duque de Caxias. Diante de tantas queixas quanto ao excesso de linhas e serviço ineficaz da Viação Pendotiba, esta perdeu várias linhas para a Santo Antônio (que ultimamente anda sendo castigada pelo fardamento da Prefeitura de Niterói), que passou a ter as seguintes linhas:
34 Largo da Batalha / Centro (via Cubango)
34A Largo da Batalha / Centro (antiga 34, via Viçoso Jardim)
36 Sapê / Centro
39 Piratininga / Centro
44 Ititioca / Centro
45 Cubango / Centro
54 Sapê / Piratininga
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