Pular para o conteúdo principal

MUTUAPIRA

Conforme dados fornecidos pelo busófilo Antônio Sousa Guedes, esse ônibus é da extinta empresa Coletivos Mutuapira, de São Gonçalo. Focalizada no Terminal Norte de Niterói, em 1965, na hoje Avenida Visconde do Rio Branco, a empresa serviu a linha que conhecemos hoje como 516M Mutuapira / Niterói, que do final dos anos 60 até 1984 foi operada pela empresa Cabussu, e, desse ano até hoje, passou a ser operada pela empresa Rio Ita (já existente em 1965, mas sediada em Itaperuna).

A foto é de Augusto Antônio dos Santos, do site Ponto de Ônibus.


Comentários

  1. Prezado,


    Estou fazendo uma pesquisa sobre impactos e necessidades de linhas de ônibus urbanos que têm dois pontos finais e/ou tenham apenas um ponto final.


    Gostaria de saber se o sr. poderia me ajudar, respondendo algumas perguntas, ou se poderia indicar alguém que pudesse fazer.


    Caso afirmativo, adianto duas perguntas: quais impactos para uma linha de ônibus que tradicionalmente tem dois pontos finais passar a ter apenas um? Quais são os benefícios para os usuários e para as empresas uma linha ter um ou dois pontos finais?


    Desde já agradeço.


    Abraços,


    Márcio Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de postar meu contato (gostaria que ele não aparecesse aqui): marciomagal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REAL AUTO ÔNIBUS

A imagem que vemos é um detalhe de um registro de 1969 de Luiz Carlos Tosta da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, então capital da Guanabara. Aqui vemos um modelo Carrocerias Metropolitana 1965 da Real Auto Ônibus, quando ela operava na linha 226 Grajaú / Carioca.

REUNIDAS CAÇADOR

Esta fotomontagem, com a licença poética da numeração do carro, mostra que a Reunidas Transportes Coletivos, a Reunidas Caçador, ou seja, de Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, teve também o modelo Mercedes-Benz O-362 em sua frota.

PONTA GROSSA, VISTA AÉREA DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO, 1955

Esta foto do Cartão Postal Colombo mostra a vista aérea de Ponta Grossa, no interior do Paraná, no ano de 1955, focalizando a Praça Marechal Deodoro e a catedral do município, a Paróquia Santana. Originalmente em preto e branco, a foto foi colorizada por mim.

ÁGUIA BRANCA

Esta foto de Augusto Antônio dos Santos motra um curioso modelo urbano da Viação Águia Branca, de Cariacica (ES), um monobloco Mercedes-Benz O-364 considerado atípico para quem está acostumado com a frota rodoviária que opera em vários Estados brasileiros.

TRANSUR

O paulista Mário Custódio, quando esteve em Salvador, fotografou vários ônibus locais, entre eles esse belo modelo CAIO Bela Vista 1973 da Transur, então estacionado no Terminal da França, no Comércio.

TSS

Mais uma fotomontagem lembrando a Transportes São Salvador, TSS, de Salvador, Bahia, desta vez com um Ciferal Padron Alvorada 1991, também usado, comprado de uma empresa do Grande Rio.

GARCIA

Esta foto mostra um belíssimo e imponente modelo Nielson Diplomata 1982, chassis Volvo e trucado, que a Viação Garcia, de Londrina (PR), teve em sua frota. Realmente é um ônibus lindíssimo e robusto, que fez hstória e deixa saudades.

NIELSON DIPLOMATA 1971

Este belíssimo anúncio, enviado por um freguês para o portal do Mercado Livre, mostra a dianteira de um belo modelo Nielson Diplomata 1971 em bom estado. Um clássico dos ônibus rodoviários.

TSS

Esta foto, do acervo original da Busscar, mostra a empresa TSS, Transportes São Salvador, da cidade de Salvador, Bahia, com seu único carro do modelo Busscar Urbanus 1994, chassis Ford, usado para testar a montadora estadunidense, que estava investindo nos chassis para ônibus.

RIO ITA

Esta foto publicada na revista Manchete de 29 de agosto de 1989 mostra a Turismo Rio Ita, de São Gonçalo (RJ), lançando o modelo Ciferal Padron Alvorada Scania 1989, reforçando a frota que, na época, a empresa tinha com uma grande quantidade de veiculos com os chassis suecos Scania e Volvo, destinados a ônibus e caminhões mais possantes.